Projetos

  • Redes Sociais / Social Media

Projetos

Toddler

Sabemos que entrar na escola é uma mistura de emoções, principalmente ao longo dos primeiros dias surgem sentimentos como ansiedade, incerteza, angústia, etc. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que dentro deste espaço as crianças podem aprender, brincar e se desenvolver todos os dias com seus iguais. E agradecemos por vocês terem acreditado na Puzzle para que seus pequenos vivam isso tudo.

A rotina de nosso grupo é feita de maneira a garantir os direitos de aprendizagem encontrados na BNCC, são eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Dito isso, trago a vocês o projeto que nos ajudará a trabalhar esses direitos ao longo do primeiro semestre.

“The Very Hungry Caterpillar”

Baseando-se na obra do escritor Eric Carle, The very Hungry Caterpillar nos traz a visão da transformação de uma lagarta desde seu nascimento até seu primeiro voo como borboleta.

Através dele, as crianças poderão explorar diversas vivências de maneira lúdica e muito divertida, e conversar sobre suas preferências alimentares tendo os exemplos encontrados no livro.

Durante as atividades, os pequenos terão a oportunidade de aprendizagem e da ampliação do mundo social e natural.

G3 manhã

Motion in the ocean

“A interação durante o brincar faz parte do cotidiano da infância, traz muitas oportunidades de aprendizagem e é parte fundamental do desenvolvimento infantil. Por meio de observações, é possível identificar, por exemplo, a expressão de gostos, a mediação de frustrações, a capacidade de resolução de problemas e o controle emocional” (tradução livre do Currículo Nacional). Com o objetivo de proporcionar um ambiente que permita o desenvolvimento pleno de nossos alunos, elaboramos nosso projeto de primeiro semestre para o G3: Movimento no Oceano.

Os alunos aprenderão sobre a vida no oceano, os diferentes animais que vivem nele, como esses animais se movem, como são os habitats do oceano, além de aprender como fazer boas escolhas ambientais. Teremos também um animal de estimação na sala de aula que nos ajudará a nos relacionar por meio de experiências compartilhadas. Será uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre compaixão e responsabilidade, criando um espírito comunitário e tornando este novo período ainda mais significativo. Para algumas crianças, ir à escola e verificar seu amigo peludo torna-se sua prioridade número um.

G3 tarde

Era uma vez

Os contos de fadas são parte do mundo das crianças, proporcionando emoções e vivências significativas. As crianças despertarão o desejo pela leitura, e se envolverão em um mundo de fantasia e imaginação. Eles vão brincar, criar, imaginar e explorar.

G4 manhã

Sejam bem-vindas ao G4! É nesta faixa etária que as crianças ampliam compreensão das palavras e o vocabulário. Elas também aprimoram seu conhecimento em jogos que envolvem a ideia do brincar e do aprender.

Conhecendo a China

Com a Pandemia do novo Coronavírus, suas origens e sua vacina, a República da China ficou em evidência em todos noticiários. Pensando nisso, os alunos conhecerão mais sobre este país repleto de diversidades físicas e sociais. Embarque conosco para aprender sobre arte, comida, língua, o alfabeto, e muito mais!

G4 tarde

Into the Wild Blue Yonder – Yves Klein

A Arte faz parte da vida da criança como leitura do mundo e expressão pessoal (plástica, sonora, dramática e verbal). A arte é objeto de conhecimento, através da qual podemos conhecer a leitura do mundo de outra pessoa, outra história de vida, experiência, sentimentos, vivendo em outro lugar ou época. Pensando nisso, escolhemos explorar o mundo azul de Yves Klein utilizando o corpo como instrumento de pintura. Será muito divertido!

G5 semi-integral

INGLÊS: ALL ABOUT ME

A construção da identidade se manifesta através das interações com o outro. Juntamente com o tema identidade é importante trabalhar família e amigos. A família é o primeiro ponto de referência para a criança e os amigos fazem também parte importante do seu mundo. As crianças irão entender que cada um tem suas diferenças e particularidades e que devemos respeitá-las.

PORTUGUÊS: BICHONÁRIO

Diferentes habilidades são afloradas por meio da literatura, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e incentivando a criatividade e a vivência do mundo do faz de conta.

Nessa fase, a linguagem é a habilidade que a criança mais desenvolve, e a interlocução com o adulto favorece esse processo, principalmente quando mediado pela literatura, oferecendo contato com a linguagem escrita, já que a linguagem cotidiana dá acesso à norma-padrão da língua.

Através do livro “Meu primeiro Bichonário” –  o aluno poderá conhecer a estrutura do sistema alfabético brasileiro de maneira descontraída e leve, unindo duas curiosidades dos estudantes do grupo: as letras e os animais.

1o ano semi-integral

O ano letivo está iniciando, é tempo de retornar aos estudos, aprendizagens, brincadeiras, e todas as vivências que permeiam o cotidiano escolar.

O primeiro ano vem cheio de novidades, e com muito carinho, planejamos os conteúdos que serão trabalhos com as crianças.

Em português continuaremos investindo no processo de alfabetização, e como apoio teremos: livro didático, apostila de leitura e caderno de leitura e escrita.

Além disso, teremos atividades complementares e específicas para as necessidades de cada aluno.

Teremos dois projetos:

Projeto: “Árvores da minha cidade” plantaremos árvores e enquanto “cuidam” das mudas até que estejam prontas para o replantio, os alunos estudarão para entender o processo de crescimento.

Projeto: “Não confunda” que encanta e diverte enquanto ensina o valor das rimas.

Em matemática, os conteúdos trabalhados serão: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas. Vale lembrar que tudo acontecerá através da ludicidade, jogos e desafios.

A parceria da Escola Puzzle com a Cambridge University proporciona o acesso aos mais modernos materiais didáticos de ensino de inglês como segunda língua, com a adoção do material pedagógico do livro Power Up, bem como o desenvolvimento matemático e científico com o currículo internacional da Cambridge.

Trabalhando aliado ao projeto “Árvores da minha cidade”, teremos um projeto interdisciplinar em língua inglesa, montaremos e cuidaremos de uma horta vertical no nosso ambiente escolar, e nela plantaremos hortelã, manjericão, salsinha e etc. Além de aprendermos sobre o ciclo de vida de plantas, descobriremos seus usos alimentícios e medicinais, e ampliaremos nossa alimentação de forma a incluir nossos produtos orgânicos.

2o ano

O objetivo do trabalho a ser desenvolvido na língua inglesa no ano de 2021 pelos alunos do 2nd Grade é de ampliar seu conhecimento e apropriação do conhecimento em inglês, aumentar significativamente o vocabulário dos estudantes a um ponto em que apresentação de disciplinas como Ciências, Matemática, Geografia e História sejam novidade apenas pelo conteúdo e não a linguagem utilizada em si. É desejado e muito incentivado que os alunos construam sua autonomia nos estudos e se tornem figuras proativas e protagonistas na aquisição de seu conhecimento, trabalhando em projetos disciplinares e interdisciplinares criando perguntas, apresentando sua inquietações, e construindo suas hipóteses, e juntos, chegaremos a conclusões.

A parceria da Puzzle com a Cambridge University proporciona o acesso aos mais modernos materiais didáticos de ensino de inglês como língua estrangeira, com a adoção do material pedagógico do livro Power Up. O conjunto de livros Power Up é de utilização escolar internacional e permite também o acesso a todo conteúdo online aos pais e alunos, facilitando o estudo de casa, ou de qualquer lugar, a qualquer tempo, de acordo com a vontade e disponibilidade dos alunos.

A Puzzle está firmando com as famílias o compromisso de compatibilidade com o conteúdo obrigatório da BNCC. Para atingir este objetivo a escola está adotando materiais didáticos de apoio em Português, da renomada Editora Moderna, que encontrarão as necessidades do currículo nacional brasileiro.

Nos primeiros dias de aula, os alunos serão recebidos com atividades lúdicas de apresentação e reconhecimento, assim como o conhecimento do nível de domínio da língua inglesa.

3o ano

O objetivo do trabalho a ser desenvolvido na língua inglesa no ano de 2021 pelos alunos do 3rd Grade é principalmente de se apropriar do conhecimento em inglês, aumentando significativamente o vocabulário dos estudantes a um ponto que a apresentação de disciplinas como ciências, matemática, geografia e história sejam novidade apenas pelo conteúdo e não a linguagem utilizada em si. É desejado e muito incentivado que os alunos construam sua autonomia nos estudos e se tornem figuras proativas e protagonistas na aquisição de seu conhecimento, trabalhando em projetos disciplinares e interdisciplinares a fim de que os mesmos criem suas perguntas, apresentem sua inquietações, e construam suas hipóteses, e juntos, chegaremos a conclusões.

A parceria da Puzzle com a Cambridge University proporciona o acesso aos mais modernos materiais didáticos de ensino de inglês como língua estrangeira, com a adoção do material pedagógico do livro Power Up. O conjunto de livros Power Up é de utilização escolar internacional e permite também o acesso a todo conteúdo on-line aos pais e alunos, facilitando o estudo de casa, ou de qualquer lugar, a qualquer tempo, de acordo com a vontade e disponibilidade dos alunos.

Em Ciências, Geografia e História, o conteúdo será também transmitido na língua inglesa, com o material didático da Cambridge, contextualizado e equiparado ao conteúdo obrigatório descrito na BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Serão realizados durante todo o ano letivo projetos disciplinares e interdisciplinares que farão com que os alunos desenvolvam e coloquem em prática aprendizados.

A Puzzle está firmando com as famílias o compromisso de transmitir todos os conteúdos de forma a serem compatíveis com o conteúdo obrigatório da BNCC. Para atingir este objetivo a escola está adotando materiais didáticos de apoio em português, da renomada Editora Moderna que encontrarão as necessidades do currículo nacional brasileiro, deixando nossos alunos quites com todo o conteúdo que os demais alunos brasileiros serão apresentados.

Nos primeiros dias de aula, os alunos serão recebidos com atividades lúdicas de acolhimento, apresentação e reconhecimento uns dos outros, assim como o conhecimento do nível de domínio da língua inglesa.