Projetos

  • Redes Sociais / Social Media

Projetos

Toddler

PAINTING LIKE JACKSON POLLOCK

Jackson Pollock foi um artista estadunidense muito importante para o universo das artes na primeira metade do século XX, que pode ser considerado um dos criadores do expressionismo abstrato ou action painting. Essa vertente da arte valorizava, sobretudo, o impulso espontâneo, além de dar grande importância para o movimento corporal e gestual no momento da criação da obra.

Pollock é lembrado como o artista que explorou ao máximo a técnica conhecida como “gotejamento”. Nesse método, ele derramava tinta líquida sobre a tela, criando composições abstratas com linhas emaranhadas e padrões imprevisíveis.

Pollock teve a ideia de criar dispondo grandes telas no chão do ateliê e usando o corpo todo como instrumento para realizar composições abstratas.

Uma das características mais significativas nessa maneira de pintar era o fato de o artista precisar “entrar” na tela, realizar grandes movimentos e imprimir seu gesto, quase como um dança, transmitidos em forma de linhas, respingos e texturas espontâneas.

Ao final, a obra em si era composta também pelo momento da criação, semelhante a uma performance. 

Os alunos do Toddler terão a oportunidade, ao longo deste semestre, de se expressar como sujeitos criativos e sensíveis, explorando formas, cores e emoções. Ampliarão seus saberes sobre a Arte ao utilizar movimentos corporais, como Pollock, para a criação de suas obras.

 

G2

Neste segundo semestre, o G2 conhecerá o livro We’re going on a Bear Hunt, escrito por Michael Rosen. Uma leitura divertida, repleta de repetições e preposições, que possibilita ao aluno ampliar seus saberes acerca do gênero literário. O texto tira partido do movimento de ida e de regresso dos personagens, promovendo a participação das crianças. 

Diferentes habilidades são afloradas quando optamos por projetos literários como este nesta faixa etária, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e criatividade. 

Ler, contar e ouvir histórias são atividades através das quais a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir. 

Vale lembrar ainda que atividades como contagens, brincadeiras e jogos farão parte desta jornada. 

Nossos corajosos caçadores acompanharão as aventuras de uma família que resolve ir à caça do urso.
 

Are you coming too? 

Junte-se a nós e à emoção dessa família enquanto caminham pela grama, mergulham no rio e se espremem na lama em busca do urso. Que surpresa os espera na caverna do outro lado da floresta escura? 

Será uma grande aventura… 

 

G3 

Neste segundo semestre, o G3 conhecerá o livro We’re going on a Bear Hunt, escrito por Michael Rosen. Uma leitura divertida, repleta de repetições e preposições, que possibilita ao aluno ampliar seus saberes acerca do gênero literário. O texto tira partido do movimento de ida e de regresso dos personagens, promovendo a participação das crianças. 

Diferentes habilidades são afloradas quando optamos por projetos literários como este nesta faixa etária, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e criatividade. 

Ler, contar e ouvir histórias são atividades através das quais a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir. 

Vale lembrar ainda que atividades como contagens, brincadeiras e jogos farão parte desta jornada. 

Nossos corajosos caçadores acompanharão as aventuras de uma família que resolve ir à caça do urso. 

Are you coming too? 

Junte-se a nós e à emoção dessa família enquanto caminham pela grama, mergulham no rio e se espremem na lama em busca do urso. Que surpresa os espera na caverna do outro lado da floresta escura? 

Será uma grande aventura… 

 

G4 

PROJECT: ACROSS THE UNIVERSE 

Nosso Sistema Solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas. Ele é apenas um dos que existem em nossa galáxia, existem inúmeras galáxias, dando uma ideia de amplitude e magnitude. Até pouco tempo atrás acreditava-se que a terra era chata, que estava no centro do sistema e que o ser humano era o ser mais importante que existia.
 

Essas ideias foram mudando ao longo dos tempos e muitas ideias ainda estão por mudar. A constante inquietude e a vontade de saber mais impulsionam o ser humano a questionar e estudar o diferente. O pensamento infantil tem a “essência cientista” que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades. Pensando nisso, escolhemos o projeto “Across the Universe” para explorar e aguçar ainda mais a curiosidade dos pequenos. 
 

Além de aprendermos os conceitos por trás da Astronomia, continuaremos incentivando a escrita e nos aprofundaremos na matemática através de Jogos. Uma agenda telefônica também será construída a fim de unir ainda mais o Grupo. 

Estaremos juntos ganhando cada vez mais conhecimento e nos preparando para novos desafios!

Contamos com a parceria de vocês! 

Separem seus trajes especiais e venham para a viagem espacial do G4!
 

G5 – Inglês 

Ao longo do 2º semestre no G5 trabalharemos com o livro “The Napping house”, com um projeto recheado de atividades gostosas. Serão peças de teatro, atividades de escrita, desenho, atividades artísticas e recontos da história. A história é um conto acumulativo, e através dela as crianças conhecerão um pouco mais sobre o gênero, que possui como característica sequências narrativas que se repetem e se encadeiam com acréscimos e recorrências de alguns elementos, sempre na mesma ordem, até o fim. Um dos principais objetivos é enriquecer o vocabulário das crianças e criar palavras estáveis através das repetições. De um jeito lúdico e divertido as crianças reescreverão essa história.
 

G5 – Português 

Em matemática, faremos uma sequência onde trabalharemos problemas matemáticos, geometria, sistema de numeração e contagem. Juntos, criaremos jogos de percurso. 

Durante o semestre também daremos continuidade ao nosso “Power up book”, que é um livro que busca ampliar o vocabulário das crianças com palavras do cotidiano delas. Trabalharemos da unidade 5 a 9, sempre com foco no desenvolvimento das crianças. Aprenderão sobre o corpo, brinquedos, atividades para fazer no tempo livre, sobre verbos de ação e sobre animais, todas as unidades com grande ampliação de vocabulário e com a construção de novas frases.

Diferentes habilidades são afloradas por meio da literatura, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e incentivando a criatividade e a vivência no mundo do faz de conta. 

Nessa fase, há um gigantesco crescimento da linguagem, e a interlocução com o adulto favorece esse processo, principalmente quando mediado pela literatura, oferecendo contato com a linguagem escrita, já que a linguagem cotidiana dá acesso à norma-padrão da língua. Por este motivo, este será um grande foco de nossos trabalhos no próximo semestre.

Sabemos que ler, contar e ouvir histórias são atividades através das quais a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos do seu. 

Desta maneira, também farão parte das aulas de alfabetização duas obras clássicas da literatura infantil: O grande rabanete, de Tatiana Belinky e Assim Assado, de Eva Furnari, ambos da Editora Moderna.  

O livro “O Grande Rabanete” é uma história de enredo simples narrada como um conto cumulativo que encanta as crianças que terá como complemento, logo no início do 2o semestre, uma apostila elaborada com muito carinho. 

Já a obra da renomada escritora Eva Furnari será o objeto do nosso projeto do segundo semestre. Os alunos serão convidados a se divertir desde a imagem de sua capa. Assim Assado é um livro muito engraçado. Cada personagem (bicho, cozinheira, time, gato, menina, espelho, velha, sapo, médico, gato, conversa, faxineiro, homem, amigo) “desfila” aos nossos olhos, metendo-se em engraçadas encrencas. Todas as histórias têm uma organização binária: apresentação e nomeação da personagem seguida de uma ação atrapalhada e sua consequência. Um livro recheado de rimas que criam um jogo verbal que vai envolvendo deliciosamente o leitor num fio, ao mesmo tempo repetitivo na estrutura e novo no conteúdo.