Projetos

  • Redes Sociais / Social Media

Projetos

Toddler Manhã

Experimentar é aprender!

Desde muito cedo as crianças investigam intensamente o mundo, fazendo dos objetos disponíveis alvos de investigação. Exploram texturas, dureza, largura, temperatura, cores, tamanho etc. Ao fazê-lo, utilizam o corpo todo em movimentos que explicitam o desejo de conhecer o mundo.

Sabendo disso, nesse primeiro semestre, o projeto pedagógico do grupo do toddler manhã será: In the world of sensations, que proporciona aos nossos pequenos investigadores, a ampliação de possibilidades de exploração e vivências.

As atividades possibilitam que, ao manipular os materiais, as crianças descubram os efeitos e/ou transformações que sua própria ação provoca na interação com o mundo.
Enfim, muitas serão as aprendizagens e as diferentes vivências contribuirão para que cada um descubra seu jeito de ser e estar no mundo.

Além do projeto, o cotidiano escolar é recheado de rodas de história, canções, muito jogo simbólico, expressividade por meio das artes, brincadeiras, e aulas com professores especialistas de música e corpo e movimento.

Toddler Tarde

Respeitável público… daremos início à Magia do Circo!

Este semestre, o grupo Toddler do período da tarde vivenciará as experiências de um Circo, bem como suas atividades e desafios. Com muitos movimentos corporais junto ao trabalho cooperativo introduziremos nossas crianças a maneiras incríveis de brincar utilizando equilíbrio andando em circuitos, leveza passando por obstáculos, acrobacias com cambalhotas e muita diversão!

Além do projeto, o cotidiano escolar é recheado de rodas de história, canções, muito jogo simbólico, expressividade por meio das artes, brincadeiras, e aulas com professores especialistas de música e corpo e movimento.

G2 Manhã

No primeiro semestre a turma G2 conhecerá o livro “The Enormous Turnip”. Essa história de enredo simples é categorizada como conto acumulativo.

Ler, contar e ouvir histórias são atividades através das quais as crianças podem conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos do seu. O aspecto linguístico será desenvolvido através do letramento e manuseio do livro.

Plantaremos o rabanete inserindo o grupo no contexto do livro e da horta, em contato direto com a natureza. Nossos pequenos cientistas acompanharão a germinação até a colheita! Juntos experimentaremos este novo alimento e faremos inúmeras descobertas!

Além do projeto, o cotidiano escolar é recheado de rodas de história, canções, muito jogo simbólico, expressividade por meio das artes, brincadeiras, e aulas com professores especialistas de música e corpo e movimento.

G3 Manhã

“This is how we go to places”

O aprendizado já na Educação Infantil faz com que o aluno cresça com consciência. Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem em algum veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa.

Nesse trajeto são capazes de observar coisas que às vezes nem mesmo nós adultos nos atentamos. Por isso, por que não aguçar ainda mais esse olhar de nossos pequenos?

Questioná-los sobre os veículos e os sons que emitem. Sobre os sinais encontrados nas placas de trânsito. O motivo de estar em uma cadeirinha e usando cinto de segurança. Ou até mesmo, para que servem as luzes vermelha, amarela e verde que encontramos durante nosso trajeto?

São diversos os questionamentos, e, por meio de jogos e brincadeiras contemplaremos os conceitos de espacialidade, expressão e movimentação corporal como agentes ativos no respeito ao trânsito.

Além do projeto, o cotidiano escolar é recheado de rodas de história, canções, muito jogo simbólico, expressividade por meio das artes, brincadeiras, e aulas com professores especialistas de música e corpo e movimento.

G3 Tarde

“Wassily Kandinsky”

O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas em qualquer fase da vida. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. No processo de aprendizagem em Artes Visuais, o aluno exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ele traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos.

Kandinsky foi um dos fundadores da pintura abstrata em 1910, tendo como pressuposto básico a realização de uma arte independente do mundo externo e da realidade visível, ou seja, uma obra composta apenas por elementos puros, como as formas, as linhas e as cores.

Observando que a pintura abstrata nos desperta sentimentos, reações e associações de ideias mais livres, variadas e múltiplas, usava música para dar ainda mais vida e inspiração durante suas criações.

Este projeto possibilita que as crianças se expressem através da arte.

Além do projeto, o cotidiano escolar é recheado de rodas de história, canções, muito jogo simbólico, expressividade por meio das artes, brincadeiras, e aulas com professores especialistas de música e corpo e movimento.

G4 Manhã

Bem-vindos ao mundo das Fábulas!

Trabalhar com fábulas é algo muito prazeroso, poder interpretá-las e conhecer o mundo da fantasia e se envolver no que se encontra por trás de cada leitura. O aluno começa a se questionar, analisar e interpretar as mensagens e trazê-las para suas vidas. Através desse projeto, despertaremos nos alunos o hábito da leitura, escrita, da ilustração e da descoberta.

O projeto propõe, ao longo do semestre, criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita e da linguagem oral. Trabalha também outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais e Música; além de explorar brincadeiras construtivas.

Além do projeto, o cotidiano escolar é recheado de rodas de história, canções, muito jogo simbólico, expressividade por meio das artes, brincadeiras, e aulas com professores especialistas de música e corpo e movimento.

G4 tarde

A construção da identidade ocorre através de um processo contínuo, desde o momento do nascimento. O projeto “It’s ok to be different”, que permeará todo o primeiro semestre, busca trazer o ar investigativo e de autoconhecimento de cada criança para que possam ter a consciência do eu, identificar que cada pessoa tem o seu jeito e preferências buscando entender o nosso papel no mundo; a nossa origem; a nossa trajetória, entre outros fatores para nos tornarem seres reflexivos críticos no meio em que vivemos .

O autoconhecimento abre as portas para conhecer o próximo (o outro) e entender a sua história, criar novos vínculos e consciência de que existem diversas percepções em relação a vida. É a possibilidade de ampliar o olhar sensível as coisas do dia a dia com o intuito de expandir os conhecimentos sobre o novo e o diferente através da descoberta da sua história; a origem do seu nome; a importância da noção corporal; brincadeiras, entre outras atividades que ajudam a estimular a construção do lado afetivo e social.

Além do projeto, várias outras atividades fazem parte da rotina escolar de seu/sua filho(a). Rodas de história, momentos de playground, propostas no artroom, aulas com professores especialistas e muitas outras atividades que enriquecem o cotidiano de nossos alunos. Aguardem novidades por meio do Mural de fotos.

G5/G6 Semi-integral

Como acontece o processo de alfabetização? O que as crianças do G5/G6 viverão durante o primeiro semestre? O que vão aprender?

Muitas dúvidas surgem quando iniciamos um novo ano, e principalmente, quando falamos de alfabetização. Ainda mais quando comparamos à maneira como isso era feito quando nós, mães, pais e professores, fomos alfabetizados.

Aceitar a ideia de não dizer que faltam letras na escrita da criança e ainda concordar com o que ela escreveu, mesmo que esteja errado, pode causar angústia. É comum surgirem questões como: “Como a criança aprenderá o certo se eu não falar?” ou “Como direi que está certo, se está errado?
Então, vamos lá!

Podemos começar pela autoestima, que é fundamental. É por meio dela que a criança se sente segura para arriscar. Outro aspecto essencial é ouvir a criança. Entender o porquê ela coloca determinadas letras e argumentar.

As crianças perguntam o tempo todo. Quando são colocadas em situações nas quais precisam escrever, algumas nos questionam: “Está certo?” Nesse caso, devolvemos a pergunta: “O que você acha?” ou ainda “Leia com o dedinho e veja se está bom”.

Em vez de dizermos se a escrita está correta, prefira parabenizar a criança pela tentativa, a fim de passar confiança. Assim, demonstramos que sabemos que ela deu o seu melhor e merece reconhecimento, e ela segue se aprimorando cada vez mais, tanto no português, quanto no inglês.

Enfim, assim cada criança do seu jeito e no seu ritmo vai adquirindo confiança e avançando em suas conquistas e aprendizagens.

E para rechear ainda mais todo o processo de aprendizagem dos alunos do G5/G6, teremos:

Alfabetização e letramento – Leitura coletiva e projeto baseado no livro: O caso do bolinho

O livro “O caso do Bolinho” – Tatiana Belinky – Ed. Moderna, é uma história com enredo simples categorizada de conto cumulativo, que encanta todas as crianças.

Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e o aprendizado da criança. Vale ressaltar que diferentes habilidades são afloradas por meio da literatura, entre elas a linguagem e a escrita. No cotidiano, as crianças além de se deliciarem com a leitura dessa divertida história, terão uma apostila que propicia o exercício e a reflexão acerca da escrita.

Leitura coletiva e projeto baseado no livro: Slowly, slowly, slowly said the Sloth

O livro “Slowly, slowly, slowly said the Sloth” é uma história categorizada como conto cumulativo e que possibilita a ampliação do vocabulário em inglês, de forma lúdica de divertida.

Power Up – Cambridge: O livro Power Up pupil’s book em conjunto com o Activity book, são os componentes que trabalharemos durante todo o ano letivo. O trabalho com os materiais da Cambridge possibilita desenvolver habilidades cognitivas e sociais e vivenciar o inglês de forma plena e divertida, aproveitando situações do cotidiano para ampliar o vocabulário, desenvolver habilidades e o potencial de cada aluno.

Cada criança, do seu jeito no seu ritmo, vai adquirindo confiança e avançando em suas conquistas.

Letramento Matemático (em inglês)

Projeto envolvendo as competências fundamentais: raciocínio, representação, comunicação e argumentação, e os processos matemáticos de resolução de problemas do cotidiano e de investigação.

1º ano Semi-integral

E começou o ano letivo! Voltamos às aulas, é tempo de retornar aos estudos, aprendizagens, brincadeiras e todas as vivências que permeiam nosso cotidiano escolar.

O primeiro ano vem cheio de novidades, e com muito carinho, planejamos os conteúdos que serão trabalhados com as crianças.

Em Português, continuaremos investindo no processo de alfabetização (mesmo com os já alfabéticos), e nossa ferramenta de apoio será o livro didático. Alem disso, teremos atividades complementares e específicas para a necessidade de cada aluno. Teremos também o Projeto ”Não Confunda” que encanta e diverte, enquanto ensina o valor das rimas! Em Matemática estudaremos números, álgebra, grandezas e medidas, tudo é claro, através de jogos e desafios. Temos certeza que será um ano repleto de aprendizagens e conquistas!

O 2º ano do Ensino Fundamental está repleto de desafios e novidades!

A construção do conhecimento é uma teia de relacionamentos e significados, onde se faz necessário estabelecer relações e sentido entre o que sabemos e as informações disponíveis. Por esse motivo, a turma do 2º ano tem agora novos professores e uma grade horária mais extensa: as aulas acontecem das 8hs às 12h20 no horário da manhã, e das 13h15 às 15hs no horário da tarde.

Novidade no segundo ano também é a divisão por trimestres. Ao final de cada trimestre nossos alunos serão avaliados em seus conhecimentos adquiridos.

Língua Portuguesa

Iniciaremos o trimestre em Língua Portuguesa relembrando as adivinhas e conhecendo um pouco mais sobre canções contemporâneas infantis.

Os alunos serão convidados a desbravar o universo da leitura e da escrita através das diferentes estruturas dos textos abordados. Também serão convidados a interagir com todos os colegas através da pesquisa e da leitura dos temas trabalhados em diferentes momentos.

Matemática

No segundo ano buscamos trabalhar a Matemática de maneira prazerosa e significativa, para que os alunos possam entender, já nesse princípio do Ensino Fundamental, sua aplicação no cotidiano.

Vale ressaltar que o conhecimento matemático é necessário para todos, seja por sua aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas potencialidades na formação de cidadãos críticos.

E, por meio da articulação de diversos campos (Aritmética, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas, Probabilidade e Estatística) a Matemática no 2nd proporciona aos alunos diferentes habilidades e competências que favorecem a aprendizagem e o conhecimento de mundo.

Currículo em Inglês

Estabelecer uma rotina diária com o segundo ano foi algo tranquilo e suave. Iniciamos com uma lista de afazeres, que incluía limpar mesas, colocar cadeiras embaixo das mesas, apagar a lousa, organizar livros… Estas tarefas dão às crianças um senso de comprometimento com as questões da sala de aula, e não são somente uma força motivadora mas também um modo de garantir a harmonia e promover um senso de grupo (especialmente com novos membros). O uso dos materiais da sala coloca os alunos numa posição de responsabilidade e engajamento, e os faz conscientes da importância de seus aprendizados:

Ciências: Através de diferentes atividades e lições de casa, as crianças aprendem sobre seu entorno: como podem protegê-lo, a importância da reciclagem, o que não é bom para o meio ambiente…

Matemática: Através do caderno de atividades e de jogos produzidos pelo grupo, as crianças aprendem mais sobre o universo dos números, trabalhando com situações problema e comparações.

Nosso primeiro projeto do trimestre é Vamos fazer um piquenique, que é um rico pano de fundo para aprender um vocabulário relacionado a comida: diferentes frutas e verduras, o melhor tempo para fazer um piquenique, os melhores lugares…