Nossos Projetos

Toddler - 1 a 2 anos

Estamos preparando nossa rotina da melhor forma possível para que nossos pequenos possam viver momentos de aprendizado, interação e autoconhecimento.

Nossos pequenos aprendizes poderão desenvolver sua autonomia e construir a identidade por meio das diversas atividades do projeto “All About Me”, projeto que recheará a rotina de nossos alunos com diferentes propostas.

A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo, e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio, que ela aprende e assim segue na construção de sua identidade.

Neste processo de construção, em busca de sua autonomia, a criança percorre diversos caminhos.

Tarefas simples como reconhecer seu próprio nome e nomes das pessoas com quem convive, como professoras e amigos de turma, serão trabalhadas diariamente. Isto também somado a aprender a socializar, e conviver com seus pares.

Muitas serão as aprendizagens, e as diferentes vivências contribuirão para que cada um descubra gostos, preferências e jeito de ser e estar no mundo.

G2 - 2 a 3 anos

Nesta fase as crianças estão a cada momento tendo novas experiências e interações com o outro. As descobertas são constantes, e o desenvolvimento da oralidade também. O projeto “Brown bear brown bear, What do you see?” promove um pano de fundo para inúmeras atividades, corporais, no campo das artes visuais, e na comunicação e imaginação de nossos pequenos.
A partir desta primeira pergunta, “Brown bear brown bear, What do you see?”, a criança vê o desfile de animais coloridos em ilustrações maravilhosas. Todo o texto é marcado pela rima e um ritmo único. A pergunta vai se repetindo, a cor vai mudando, assim como o animal que aparece na página seguinte.
Por meio de repetições, este livro de Eric Carle contribui para a aprendizagem dos nossos alunos à medida que aprendem a nomear animais e cores como Brown Bear, Red Bird, Yellow Duck, Blue Horse, Green Frog, Purple Cat, White Dog, Black Sheep, e Gold Fish.

G3 - 3 a 4 anos

A interação durante o brincar faz parte do cotidiano da infância, traz muitas oportunidades de aprendizagem e é parte fundamental do desenvolvimento infantil. Por meio de observações, é possível identificar, por exemplo, a expressão de gostos, a mediação de frustrações, a capacidade de resolução de problemas e o controle emocional” (tradução livre do Currículo Nacional). Com o objetivo de proporcionar um ambiente que permita o desenvolvimento pleno de nossos alunos, elaboramos nosso projeto de primeiro semestre para o G3: Movimento no Oceano.

Nele, os alunos estudarão a vida no oceano, os diferentes animais que existem, como esses animais se movimentam, como o oceano e seus habitats são, bem como as escolhas que podemos tomar para preservar a vida marinha. Ainda teremos um mascote da nossa turma, que fomentará a capacidade de colaboração das crianças, também as ensinando a ter compaixão e responsabilidade, criando um senso de comunidade e tornando mais significativo esse momento de adaptação. E para algumas crianças, chegar na escola e ver o bichinho é a primeira coisa que querem fazer.

G4 - 4 a 5 anos

Ao longo deste semestre trabalharemos o projeto It`s ok to be different. A construção da identidade ocorre através de um processo contínuo desde o momento do nascimento. O projeto It’s ok to be different busca trazer o ar investigativo e de autoconhecimento, para que cada criança possa ter a consciência do eu, identificar que cada pessoa tem o seu jeito e preferências, buscando entender seu papel no mundo, assim como sua origem.

Adotamos o livro “Monkey puzzle” para o semestre, este conta a história de um macaco que, junto com a borboleta, sai em busca de sua mãe. Ao longo do caminho encontram diversos animais com diferentes características. Além da leitura compartilhada, faremos diversas atividades baseadas na história.

G5 - 5 a 6 anos

Nossos pequenos cresceram e com isso novas responsabilidades serão atribuídas:

Inglês: 8h às 12h

Teremos a inclusão dos Livros Power Up Activity Book e Pupil’s Book em nossa rotina. As atividades serão realizadas na Escola com auxílio da professora. Algumas atividades também poderão ser enviadas para casa.
Projeto All About Me: Construção de um pequeno livro com momentos e memórias da criança. Trabalharemos a identidade, trabalhos em equipe, relacionando a amizade, diferenças e o respeito.
Science Project: Sequência de atividades trabalhando construções, observações, comparações de objetos e pesquisa.
Math Project: Resolução de problemas, construções de jogos e quantidades e proporções.
Book Project “Slowly Slowly Slowly”, said the Sloth: Leitura compartilhada com as crianças e sequência de atividades.


Português: 13h às 15h

 

Iniciaremos a inclusão do Português trabalhando o Livro Projeto Presente – Presente Infantil 3 – Linguagem em nossa rotina. As atividades serão realizadas na Escola com auxílio da professora. Algumas atividades também poderão ser enviadas para casa.


Projeto o Grande Rabanete: 

Leitura compartilhada com as crianças, Sequência didática em apostila e trabalho com palavras estáveis.


CURTAS-METRAGENS: SÓCIOEMOCIONAL

Ao longo do semestre trabalharemos com curtas-metragens que auxiliarão na resolução de conflitos e diferenças sociais na rotina.