Ensino Fundamental

Ensino Fundamental - 1° ano

Primeiro Ano: Aprendizado Lúdico e Alfabetização

No primeiro ano, nossa turma é composta por crianças que completam seis anos até 31 de março. No dia a dia, enfatizamos situações de aprendizado lúdico que imergem as crianças no bilinguismo, aproximando-as cada vez mais de uma segunda língua.

Durante as aulas ministradas em português, nossa abordagem pedagógica concentra-se na alfabetização. Isso proporciona amplas oportunidades para que nossos pequenos aprendizes se familiarizem com o sistema de escrita alfabética. Progressivamente, as crianças começam a produzir textos, mesmo que ainda não tenham dominado a grafia convencional. Isso significa que, mesmo sem a habilidade de escrever e ler de forma autônoma e ortograficamente correta, elas podem contar com a ajuda de colegas mais experientes e do professor, que atua como escriba quando necessário.

Além disso, em diversos momentos da rotina e no processo de pesquisa dos projetos, incentivamos as crianças a explorar novas maneiras de interagir com o mundo. Isso envolve a exploração de novas formas de leitura e formulação de hipóteses sobre fenômenos, testando e refutando essas hipóteses, e chegando a conclusões. Nossa abordagem promove uma atitude ativa na construção de conhecimento, com o aluno assumindo o papel de protagonista em sua própria jornada de aprendizado e desenvolvimento.

Ensino Fundamental - 2° ano

Segundo Ano: Desenvolvimento da Consciência e do Bilinguismo

No segundo ano, nossa turma é composta por crianças que completam 7 anos até 31 de março. Nessa faixa etária, as crianças começam a assumir conscientemente seu papel de aluno. Gradualmente, elas percebem que fazem parte de uma comunidade maior e começam a desenvolver a noção de alteridade. Isso as leva a interagir efetivamente como membros iguais em um grupo, amadurecendo seu processo de auto-regulação.

A imersão no bilinguismo até o momento permite que os alunos interajam em um contexto globalizado. As crianças se tornam capazes de lidar com diferenças culturais e percebem que têm responsabilidade na construção de um mundo em constante transformação. Elas estão cada vez mais aptas a interpretar, expressar e negociar significados. O desenvolvimento dessas habilidades vai além da competência gramatical e inclui competências sociolinguísticas, discursivas e estratégicas.

Em outras áreas do conhecimento, incentivamos os alunos a compartilhar, construir e transmitir conhecimento, bem como a serem flexíveis diante do novo. Cotidianamente, eles fortalecem suas habilidades, tornando-se protagonistas de sua própria jornada de aprendizado.

A abordagem educacional visa ao desenvolvimento completo das crianças, preparando-as para serem membros ativos da comunidade global, com competência linguística e social, promovendo autonomia.

Ensino Fundamental - 3° ano

Entendemos que a aprendizagem se dá por meio das múltiplas relações que o aprendiz estabelece entre as diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, no 3rd orientamos nossa prática no sentido de desenvolver propostas que permitam aos alunos compreender o mundo por meio do diálogo, vivências e experiências que enriquecem o repertório dos alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa e consistente.

Sob essa perspectiva, o protagonismo do aluno se faz presente, e o professor desempenha um papel fundamental como guia nesse processo.

Dentre as práticas trabalhadas com os alunos para seu desenvolvimento e aprendizagem, incluem-se o “Trabalho Pessoal” (um momento da rotina que valoriza a escolha do aluno), reuniões de classe, o “Learning Center”, a lição de casa, vivências e imersão no bilinguismo, propostas das diferentes áreas do conhecimento, aulas com professores especialistas e atividades extracurriculares que enriquecem o cotidiano dos alunos com diversos conhecimentos.

É importante ressaltar que tudo isso é viabilizado pelo horário estendido (das 8h às 15h) e pela presença de professores polivalentes especializados em suas áreas. O currículo é dividido em aulas em português e inglês.

Ensino Fundamental - 4° ano

A proposta pedagógica do 4º ano é focada na aquisição dos conhecimentos necessários para que o aluno, com uma carga horária estendida e recheada de disciplinas que compõem a matriz curricular, desenvolva competências e habilidades. Protagonista, cada vez mais o aluno é incentivado a desenvolver um processo criativo pautado em novas maneiras de olhar para aquilo que lhe parece conhecido e, assim, avançar em seus saberes.

A rotina é estruturada e garante ao aluno o pleno desenvolvimento nas diversas áreas do conhecimento.

O trabalho desenvolvido permite ao aluno o entendimento dos diversos conteúdos da série, da cultura, da expressão de si e da comunicação multifacetada que caracteriza o mundo contemporâneo.

Registrando, argumentando, solicitando, relatando, o aluno dialoga com um mundo sem fronteiras.

Ensino Fundamental - 5° ano

No 5º ano aprofundamos os conhecimentos até o momento trabalhados proporcionando a cada um uma sólida formação geral e muita habilidade com a segunda língua. É hora de prestar mais um teste Cambridge de proficiência e certificar o quanto a imersão no bilinguismo proporciona saberes de excelência.Para a ampliação da formação cultural, da sensibilidade e capacidade de lidar com a pluralidade trabalhamos com projetos e estudos de meio, modalidades didáticas poderosas que propiciam a ampliação do olhar, descobertas e novas formas de atuar no mundo.

O trabalho é desenvolvido a partir de questões norteadoras que direcionam o olhar do aluno para as suas capacidades, respeitando as diferenças e tornando-o sujeito de sua aprendizagem.

No 5º ano trabalhamos para que os alunos sejam autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar em sociedade com competência e responsabilidade.

pt_BR