ENSINO FUNDAMENTA...

  • Redes Sociais / Social Media

ENSINO FUNDAMENTAL

1° ano

O 1 ano é uma turma formada por crianças que completam seis anos até o dia 31 de março. No cotidiano do primeiro ano, valorizamos as situações lúdicas de aprendizagem que acontecem com as crianças imersas no bilinguismo e que as aproxima cada vez mais dessa segunda língua. Nas aulas que acontecem em português, a ação pedagógica tem como foco a alfabetização, que garante amplas oportunidades para que nossos pequenos aprendizes se apropriem do sistema de escrita alfabética. Aos poucos, as crianças aprendem a produzir textos antes mesmo de saber grafá-los de maneira convencional. Isso significa que, ainda que as crianças não possuam a habilidade de escrever e ler de maneira autônoma e ortograficamente correta, podem fazer uso da ajuda de parceiros mais experientes e também contar com o professor como escriba. Já nos diversos momentos da rotina e no processo de pesquisa dos projetos, as crianças são convidadas a viver novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, testá-las e refutá-las, elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos, ou seja, o aluno protagonista de sua própria história/aprendizagem.

2° ano

O segundo ano é uma turma formada por crianças que completam 7 anos até 31 de março. A criança, nesta faixa etária, passa a exercer de forma mais consciente seu papel institucional – o papel de aluno. Aos poucos, vai percebendo que como os outros, está inserida em um todo maior e assim adquire, a noção de alteridade. A partir daí, passa a interagir efetivamente como membro de grupo, na condição de igual para igual, amadurecendo o seu processo de auto-regulação.

Toda imersão no bilinguismo vivida até o momento, possibilita ao aluno interagir num contexto mais globalizado e as crianças se tornam capazes de lidar com diferenças culturais e se conscientizam de que são responsáveis pela construção de um mundo em transformação. Cada vez mais se tornam capazes de interpretar, expressar e negociar significados. O desenvolvimento destas capacidades implica ir além da competência gramatical e trabalhar com as competências sociolinguísticas, discursiva e estratégica.

Nas outras áreas do conhecimento, os alunos são incentivados a transmitir, partilhar, construir saberes e ter flexibilidade diante do novo. Assim, cotidianamente, potencializam suas capacidades, tornando-se sujeitos de sua própria aprendizagem.

3° ano
ens_fund_3ano
Entendemos que a aprendizagem se faz por meio das múltiplas relações que o aprendiz estabelece entre as diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, no 3rd orientamos nossa prática no sentido de desenvolver propostas que permitam aos alunos compreender o mundo através do diálogo, de vivências e de experiências que enriquecem o repertório dos alunos e que proporcionam uma aprendizagem significativa e consistente.

Sob esta perspectiva, o protagonismo do aluno se faz presente e o professor é o condutor mais direto do trabalho.

Entre as práticas trabalhadas com os alunos para o seu desenvolvimento e sua aprendizagem, estão o Trabalho Pessoal (momento da rotina que privilegia a escolha do aluno), as reuniões de classe, o Learning center, a lição de casa, as vivências e imersão no bilinguismo, as propostas das diferentes áreas do conhecimento, as aulas com os professores especialistas e as atividades extracurriculares que recheiam o cotidiano dos alunos de diferentes saberes.

Vale ressaltar que tudo isso é possível por termos um horário estendido (8h às 15h) e contarmos com professores polivalentes especialistas no que fazem. O currículo é dividido em aulas em português e inglês. Em português, são adotados materiais da coleção Projeto Presente no qual o conhecimento é visto como uma teia de relações e significados. Em inglês, adotamos livros da Cambridge, que tem quase 500 anos de experiência e expertise, e que proporciona aos alunos proficiência e habilidades para lidar com a língua.

4° ano – Em 2022

5° ano – Em 2023