Eventos

  • Redes Sociais / Social Media

Projetos

Data: 6 de maio de 2012 Autor: admin Categorias: Eventos, Novas

Foto3

Projetos 1º semestre 2018

Toddler

Quem sou eu? Como sou?

Os primeiros anos de vida da criança são marcados por grandes transformações e descobertas. Cedo a criança começa a se entender como sujeito e adquirir consciência corporal para se desenvolver, se organizar no espaço, lidar consigo mesma e com os outros, aprendendo a se posicionar e se diferenciar do outro.

Identidade: De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal”. Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos, preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive.

Nosso principal objetivo é levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, aumentar sua percepção em relação ao próprio corpo, a aprender a diferenciar seus gostos e opiniões, e, progressivamente, compreender e respeitar a existência do outro.

Além disso, serão desafiados a observar diferenças como tipos de cabelo e cor dos olhos, comparando as diferenças entre o seu corpo e os de seus amigos.

Durante o semestre realizaremos experiências sensoriais usando os Cinco sentidos:
Visão – Observar o mundo ao nosso redor.
Olfato – Cheirar alimentos com os olhos fechados adivinhando o que são.
Paladar – Experimentar diferentes sabores.
Tato – Sentir e identificar os objetos.
Audição – Ouvir e identificar sons.

G3 – Manhã

Respeitável público… daremos início à Magia do Circo!

Para este semestre, o grupo G3 do período da manhã vivenciará as experiências de um Circo, bem como suas atividades e desafios. Com muitos movimentos corporais junto ao trabalho cooperativo, introduziremos nossas crianças a maneiras incríveis de brincar, utilizando o equilíbrio ao andar em circuitos, leveza passando por obstáculos, acrobacias com cambalhotas, e muita diversão!

G3 – Tarde

“Come and help heave!”

Para este semestre, o grupo G3 do período da tarde explorará a história do livro “The Enormous Turnip”. Dentro deste contexto colocaremos as mãos na terra para conhecermos as plantações da escola visitando nosso jardim.

Para atingir o objetivo final do livro é necessária uma ação coletiva entre os personagens que puxarão da terra um nabo que cresceu misteriosamente muito além da média.

Trabalharemos uma questão importante desta faixa etária: a união e cooperação entre os membros do grupo. Isto destaca a importância de cada indivíduo do grupo, para se atingir objetivos coletivos.

Tudo isso com muita diversão, e inevitavelmente, risadas!

G4 – Manhã

We’re Going on a Bear Hunt

“We’re going on a bear hunt,
Gonna catch a big one!
What a beautiful day!
We’re not scared!”

Este semestre, o grupo de G4 tarde está partindo em uma aventura emocionante, seguindo a história We’re Going on a Bear Hunt de Michael Rosen. O livro conta a história de uma família que partiu um dia para procurar ursos, encontrando vários obstáculos no caminho e com uma grande surpresa para eles no final! Ao longo do semestre, o grupo se familiarizará com o texto e explorará os elementos da história através de uma variedade de projetos de arte, trabalho com efeitos sonoros e percussão, bem como atividades teatrais.

We’re Going on a Bear Hunt.

G4 – Tarde

Espaço

Este semestre o G4 manhã vai tirar seu foco de nosso mundo e levar para o desconhecido: o espaço. Ao longo deste projeto, exploraremos elementos familiares, incluindo o sol, a lua e as estrelas, usando pesquisas e experiências para obter conhecimento e responder perguntas como:

O que é o sol?
Por que a lua muda de forma?
Por que não podemos ver as estrelas durante o dia?

À medida que o semestre avança, também iremos além do que podemos observar a olho nu, explorando os outros planetas em nosso sistema solar e em toda a galáxia. Com isso em mente, formularemos nossas próprias hipóteses sobre o universo que nos rodeia:

Como é a vida em outros planetas?
Existem alienígenas?
Se existem, como são?

G5/G6 – Manhã

Exploradores do universo

As crianças desde muito cedo se interessam por temas relacionados aos fenômenos naturais e sociais que as cercam.

Pensando nisso, o tema Universo mostra-se atraente para as crianças nesta faixa etária em que já conhecem um pouco do mundo em seu entorno. É bastante rico em situações que envolvam uma aprendizagem significativa, considerando o conhecimento que as crianças já trazem. É fundamental que elas sejam instigadas a investigar esses fenômenos para que possam compreendê-los e lapidar estes saberes, transformando o que já sabem em saberes mais complexos. O trabalho investigativo em sala, que contará com pesquisas em diversas fontes de informação se dará paralelamente com o projeto de leitura dos livros O pequeno príncipe e O amor do pequeno príncipe, ambos de Antoine de Saint-Exupéry. Vamos nos divertir muito nesta nova aventura!

G5/G6 – Tarde

Meu nome, minha identidade

Neste semestre, o grupo G5 no período da manhã construirá o seu livro “selfie”. O grupo descreverá e representará sua jornada de vida do nascimento até os 5 anos de idade. O grupo terá desafios como descobrir mais sobre a história de sua família e sua própria identidade. Durante o semestre, o grupo aprenderá sobre diferentes culturas, a respeitar diferentes valores e desenvolver mais a sua segurança de quem realmente são.