Eventos

  • Redes Sociais / Social Media

Projetos

Data: 6 de maio de 2012 Autor: admin Categorias: Eventos, Novas

Foto3

Projetos 2019

Toddler – Manhã

O projeto deste semestre será “What else can a box be?” O jogo simbólico é estruturador no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças porque, por meio da imaginação e da possibilidade de assumir papéis diferenciados, elas constroem compreensões sobre a realidade. As situações imaginárias são caminhos para a construção do pensamento abstrato e colocam os pequenos na condição de potencializar tudo o que sabem para representar diferentes papéis e resolver desafios inerentes a eles. O foco no trabalho com as crianças será em “espacialidade”, e para isso optamos e organizamos uma sequência de atividades com caixas. Proporcionaremos ao grupo momentos de exploração, imaginação e brincadeiras, tais como: se esconder dentro da caixa, cobrir a cabeça, jogá-las para o alto, subir como uma escada, empilhar para derrubar, caixa virando um carrinho, trem e casinha. Enquanto brincam desenvolvem a autonomia, ao mesmo tempo em que vão tomando consciência e demonstrando suas compreensões sobre o mundo, sobre as relações sociais e sobre si mesmas.

Toddler – Tarde

Neste primeiro semestre o grupo dos Toddlers estudará “Animais”. Este estudo vem da curiosidade das crianças sobre os bichos. Qual o som do cachorro? Como anda o gato? Para aumentar o repertório, traremos outros animais que não fazem parte do cotidiano, como: leão, elefante, macaco, entre outros. Nesta idade a criança compreende as informações através do corpo. Com isso, usaremos os animais para experimentar, elaborar e criar hipóteses. Seus sons, seus caminhares e movimentos serão a base do nosso projeto. Fazendo uso de brincadeiras, jogos, vídeos, leitura e primordialmente o corpo para conhecer a si próprio e ao outro.

G3 – Manhã

“Goldilocks and the Three Bears”
Neste semestre o grupo G3 da manhã fará o estudo: “Desvendando os contos clássicos”. Este projeto tem como foco inserir os alunos no mundo da fantasia, onde poderão trabalhar sequências temporais e os lugares onde se passam as histórias.
Para crianças desta faixa etária o desafio é conseguir reconhecer o grupo como algo coletivo, aceitando o espaço do outro, dividindo e se expressando com maior facilidade. O desenvolvimento da fala é extremamente aparente. As atividades e brincadeiras que serão propostas terão como estímulo enfrentar com tranquilidade e segurança novas situações, trabalhando a flexibilidade diante de mudanças.

G3 – Tarde

In the Garden:
O contato com a natureza é de extrema importância para o desenvolvimento na infância. Pensando nisso, a turma do G3 da tarde desenvolverá o Projeto “In the Garden”. Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e bichos, como as formigas, minhocas, borboletas e outros que despertam um real fascínio nas crianças. O projeto tem como finalidade ampliar o vocabulário das crianças e desenvolver atitudes de respeito e preservação do meio ambiente. Despertaremos em nossas crianças a curiosidade em investigar e explorar este universo observando suas características através de algumas perguntas norteadoras, como: “Quantas patas tem a lagarta?”, “O que o tatu-bola come? ”, “Como as plantas comem?”.

G4 – Manhã – DINOSSAUROS

Neste primeiro semestre a turma do G4 estudará o projeto “DINOSSAUROS”. O tema dinossauros é muito presente no imaginário e nas brincadeiras das crianças. Esses seres pré-históricos despertam muita curiosidade sobre sua existência e também sobre o seu desaparecimento. A teoria mais aceita sobre a extinção desses animais é a queda de um meteoro na península de Yucatan, no México.
Com o nosso projeto as crianças vão se abrir para um mundo de descobertas e aprendizagens que interligará todas as áreas do conhecimento. Os dinossauros estão chegando para agitar o dia a dia do G4 na puzzle!

G4 – Tarde – Água

Água é vida. Sem ela, nosso mundo seria inabitável. Um elemento com presença constante no nosso dia a dia, água já é algo familiar para todo mundo, mas quanto é que realmente sabemos sobre ela? Esse semestre, o grupo do G4 à tarde partirá em um grande projeto de pesquisa sobre água, aprofundando nosso conhecimento sobre suas propriedades e os diferentes fenômenos que observamos ao nosso redor.
De onde vem a chuva?
Qual é a diferença entre água salgada e água doce?
Por que precisamos tomar água?
Essa é só uma pequena amostra das perguntas que vamos abordar através de várias experiências científicas, estimulando as crianças no caminho a fazer mais perguntas e esforçar-se a buscar suas próprias respostas por meio de diferentes formas de pesquisa.

G5/G6 – Português – Alfabetização

A turma G5 e G6 irá conhecer O livro “O Grande Rabanete” de Tatiana Belinky – Ed. Moderna, no início do ano. Essa é uma história com enredo simples categorizada de conto cumulativo.
Ler, contar e ouvir histórias são atividades pelas quais as crianças podem conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos. Além do aspecto linguístico, através do livro adotado será possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano: a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da auto estima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final.

G5/G6 – Inglês

As aulas em inglês do G5-G6 serão bastante lúdicas e os alunos participarão efetivamente do processo de aprendizagem. A criança será protagonista na busca do seu conhecimento. O brincar estará sempre presente na formação do aluno. Diversas atividades serão produzidas durante as aulas de artes, ciências e culinária. Em uma parte do nosso projeto os alunos trarão algumas coleções de materiais que poderão ser usadas no auxílio da construção do raciocínio e cálculo matemáticos. Outro projeto será sobre reis e rainhas, e através dele, os alunos farão pesquisas para conhecer melhor este tema e com isso enriquecerão o vocabulário.

1º ano do Ensino Fundamental

NÃO CONFUNDA…..

“Não confunda gorila gigante
com mochila chocante”

No 1० ano, durante as aulas de Língua Portuguesa, as crianças descobrirão que é possível “brincar” com as palavras.
Nosso ponto de partida será o livro: Não Confunda de Eva Furnari.
Inspirados na leitura, entraremos no mundo da escrita de rimas.
Percebendo as semelhanças encontradas na sonoridade das palavras, com liberdade e autonomia, as crianças se arriscarão na escrita de belas e divertidas rimas.

1º ano – Inglês

Neste semestre, os alunos do 1º ano farão um trabalho de matemática em inglês, desenvolvendo as noções de igualdade e equivalência, probabilidade, cálculos numéricos e mentais, grandezas e medidas, entre outros conhecimentos que poderemos desenvolver ao longo destes meses. A participação ativa dos alunos fará com que eles assimilem com mais facilidade as competências matemáticas. Faremos também, experiências (ciências), aulas de culinária e artes. Os momentos lúdicos farão parte da nossa rotina. Através da brincadeira, o aprendizado virá com muita naturalidade. Nosso projeto será “Super-heróis” com o objetivo de desenvolver a criatividade, trabalhar com medidas e grandezas, comparações e relações.