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Principais Objetivos

PRINCIPAIS OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Acreditamos que um dos objetivos mais significativos da educação infantil seja a construção de uma imagem positiva de si, ligada a uma crescente autonomia e portanto auto-confiança.

A constante valorização dos saberes de cada criança e o respeito às diferenças no grupo também proporcionam um incentivo à auto-estima.

A educação infantil proporciona o primeiro contato com um grupo fora do âmbito familiar, trazendo aprendizagens também com os colegas.

Pensamos com o outro e para o outro.

“Eu não sou você
Você não é eu
Eu não sou você
Você não é eu.
Mas sei muito de mim
Vivendo com você.
E você, sabe muito de você vivendo comigo?
Eu não sou você
Você não é eu.
Mas encontrei comigo e me vi
Enquanto olhava prá você”.
Madalena Freire

O contato com outras crianças constrói atitudes favoráveis para o convívio social, como dividir, esperar sua vez e ouvir a opinião do colega, mesmo que discordando desta.

Aprende-se a respeitar as diferenças, tanto de intenções, quanto de cultura e costumes.

Abre-se um espaço para a expressão de sentimentos, emoções, desejos e necessidades, através do ato de brincar e de outras situações na rotina escolar como nos horários de jogos.

“A criança adquire experiência brincando. A brincadeira e o jogo são parcelas
importantes da sua vida…

Tal como as personalidades dos adultos se desenvolvem através de suas experiências da vida, assim as das crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e das invenções de brincadeiras feitas por outras crianças e por adultos.

Ao enriquecerem-se, as crianças ampliam gradativamente sua capacidade de exagerar a riqueza do mundo externamente real”.
Winnicott, D.W.
A criança e seu mundo – capítulo 22. Rio de Janeiro: Zahar Ed.; 6a edição.

Expressar-se em português e inglês de modo auto-confiante é outro objetivo, no ritmo de cada um. Alguns terão maior fluência na segunda língua antes que outros, mostrando como cada criança é única no seu processo de aprendizagem.

Produzir, apreciar e conceituar arte. Esta forma não-verbal de expressão é considerada em 3 eixos, partindo do princípio que não basta ser só apreciador, deve-se também ser produtor.

A partir do reconhecimento do próprio nome e dos colegas do grupo, inicia-se o processo de alfabetização.

O trabalho com os nomes se inicia aos dois anos, com as crianças observando as diferenças de tamanho dos nomes e as formas das letras.